O livro “Florescendo nas brechas: territórios tradicionais e economias da sociobiodiversidade” chega a novos espaços e será lançado no próximo dia 16 de outubro. A publicação foi divulgada em primeira mão para representantes dos povos e comunidades tradicionais que inspiram as narrativas, durante a Semana da Sociobiodiversidade 2025. Agora, terá novo lançamento no Espaço Contra Urbano Liberta, ampliando o diálogo sobre a adequação das políticas públicas à realidade dos povos e territórios tradicionais. A obra é uma realização do ÓSocioBio e de mais onze organizações que compõem a rede e serão vendidos pela Editora Mil Folhas, com desconto especial para quem participar.
Durante o lançamento, haverá uma roda de conversa com a participação de Vinícius Barbosa Pereira (WWF-Brasil), Márcio Menezes (Catapovos), Leonardo de Moura (ISA), Fernando Moretti (Conexus), Carlos Durigan (IPAM), Laura Souza (Observatório das Economias da Sociobiodiversidade – ÓSocioBio) e Nurit Bensusan, organizadora da coletânea de artigos. O encontro propõe uma conversa entre autorias e instituições sobre os temas abordados na publicação, ampliando o diálogo em torno das economias da sociobiodiversidade e seus desafios atuais.
Ao longo de 11 capítulos, o livro apresenta um panorama das economias da sociobiodiversidade em diferentes regiões do país, reunindo reflexões e experiências sobre como povos e comunidades tradicionais constroem alternativas de vida, economia e resistência em meio às crises socioambientais. A publicação reforça o protagonismo dos povos e comunidades tradicionais para as economias da sociobiodiversidade e é resultado de uma ampla construção coletiva. A obra reúne reflexões e experiências de integrantes da rede ÓsocioBio, como ISA, WWF Brasil, CNS, WRI-Brasil, Conexsus, WTT, ISPN, entre outros parceiros que atuam diretamente com políticas públicas nos territórios.
Mais do que um compilado de experiências, a publicação traz um chamado à ação. “As iniciativas reunidas provam que a sociobiodiversidade não é um conceito distante, mas uma prática concreta que garante renda, soberania alimentar, conservação ambiental e bem viver”, ressalta a secretária executiva do ÓSocioBio, Laura Souza.
Após o lançamento, a obra poderá ser adquirida no site da editora, pela Amazon e também em livrarias físicas de Brasília, como a Circulares.
Organizações autoras do OSocioBio
Observatório das Economias da Sociobiodiversidade – ÓSocioBio
CNS
CNPCT
WWF Brasil
Catrapoa
WTT
WRI Brasil
ISA
Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus
Instituto Juruá
INPA
UFAM
UFAL
Memorial Chico Mendes
IPAM
ISPN
Instituto Terroá
Linha d’água
Serviço:
Lançamento: Florescendo nas brechas: territórios tradicionais e economias da sociobiodiversidade
Data: 16/10/2025
Hora: 18h
Local: Espaço Contra Urbano Liberta (716 Norte)