Nossas Descobertas
Seja parte da nova economia, com dados que inspiram decisões sustentáveis.
Iniciativa de coleta, tratamento e compartilhamento de dados que integra as 42 organizações do ÓSocioBio e suas parceiras no território em uma ação comum.
24 Cadeias de Valor
As cadeias de valor da sociobiodiversidade incluem produtos como açaí, castanha-da-Amazônia, pirarucu, barú, entre outras. Mapeamos quais cadeias são parte das organizações, onde elas se localizam, as formas com que cada uma atua, e muito mais.
19/26 estados brasileiros
Recolhemos informações de organizações em quase todo o território nacional. Somos a maior organização do Brasil a agrupar dados sobre a sociobiodiversidade. Mas queremos chegar ainda mais longe, expandir nossa presença para mais estados e mais municípios.
+250 territórios cobertos
Essa cobertura ampla permite mapear e advocar por milhares de comunidades tradicionais, quilombolas, assentamentos, agricultores familiares e territórios indígenas em todo o país, ampliando a visibilidade da sociobiodiversidade.
Nossa Jornada
23 organizações responderam nossos questionários, enviando informações que foram padronizadas, cruzadas e analisadas. Publicamos um painel com dados agregados por cadeias de valor e relações institucionais, além de um painel interno privado para cada organização, mostrando sua atuação comparada ao conjunto.
E isso foi só o começo. Vamos alcançar ainda muito mais, gerando valor para a comunidade e para todos os membros que fazem parte do nosso projeto.
Propósito
As economias das sociobiodiversidade são essenciais para a transição ecológica, vinculando povos das florestas, campos e águas a um desenvolvimento justo e sustentável, baseado na natureza e diversidade cultural.
Problema
Mais de 65% dessas economias são informais, invisíveis nos dados oficiais, prejudicando o reconhecimento do conhecimento ancestral e o acesso a políticas públicas fundamentais para seu fortalecimento.
Potencial
Dados concretos ampliam políticas e incentivos para milhares de famílias. Isso fortalece a sociobiodiversidade, impulsionando conservação ambiental e justiça social nos territórios.