Nossas descobertas
Seja parte da nova economia, com dados que inspiram decisões sustentáveis. Insights diretos das comunidades para construir um futuro consciente e justo.
Iniciativa de coleta, tratamento e compartilhamento de dados que integra as 42 organizações do Ósociobio e suas parceiras no território em uma ação comum.
65% Informal
Estima-se que 17 dos 26 bilhões (65%) do valor de produção da castanha-da-amazônia, açaí, palmito e babaçu não sejam mapeados, tornando grande parte dessas, e a maioria das cadeias da sociobiodiversidade, invisíveis aos olhos do governo e instituições. Fonte: RAIA.
Dado 2
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Nossa Jornada
X organizações responderam nossos inquéritos, enviando informações que foram padronizadas, cruzadas e analisadas. Publicamos um dashboard com dados agregados por cadeias produtivas e relações institucionais, além de um painel interno privado para cada organização, mostrando sua atuação comparada ao conjunto.
E isso foi só o começo. Vamos alcançar ainda muito mais, gerando valor para a comunidade e para todos os membros que fazem parte do nosso projeto.
Propósito
As economias das sociobiodiversidade são essenciais para a transição ecológica, vinculando povos das florestas, campos e águas a um desenvolvimento justo e sustentável, baseado na natureza e diversidade cultural.
Problema
Mais de 65% dessas economias são informais, invisíveis nos dados oficiais, prejudicando o reconhecimento do conhecimento ancestral e o acesso a políticas públicas fundamentais para seu fortalecimento.
Potencial
Dados concretos ampliam políticas e incentivos para milhares de famílias. Isso fortalece a sociobiodiversidade, impulsionando conservação ambiental e justiça social nos territórios.