ÓSocioBio lança Projeto DadoSociobioeconomia

Nova plataforma revela onde atuamos e como contribuímos, tornando visível a capilaridade da rede nos territórios de povos e comunidades tradicionais.

O ÓSocioBio acaba de lançar em seu site uma plataforma dedicada ao monitoramento de dados sobre a diversidade que vem dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais (PIQCTs) nos territórios. O Projeto DadoSociobioeconomia reúne informações atualizadas e sistematizadas que ajudam a compreender a dimensão do agroextrativismo e o papel estratégico dessas populações na conservação e dinamização econômica dos biomas brasileiros.

A iniciativa evidencia a diversidade e a capilaridade das cadeias da sociobiodiversidade. O levantamento abrange 19 estados, 364 municípios e mais de 250 territórios, reunindo dados de 24 cadeias produtivas da socioeconomia. A construção do painel é resultado do trabalho articulado entre as 42 organizações-membro do ÓSocioBio, suas entidades parceiras e mais de 400 organizações comunitárias, consolidando um esforço nacional de compilação e qualificação de informações.

Com o novo painel, o ÓSocioBio quer ampliar a correspondência entre os dados apresentados e a realidade vivida nos territórios, buscando a adequação de  políticas e qualificando o diálogo com governos, organizações e parceiros institucionais. Quando os dados refletem o que de fato acontece no campo, é possível construir políticas públicas mais eficientes, inclusivas e direcionadas.

A secretária-executiva do ÓSocioBio, Laura Souza, destaca que esse projeto marca uma etapa essencial para a rede. “Reunir esses dados só é possível porque contamos com organizações que vivem o cotidiano dos territórios e atuam diretamente na promoção e no fortalecimento da sociobioeconomia. Esse esforço coletivo faz da plataforma uma ferramenta capaz de revelar a verdadeira diversidade da sociobiodiversidade que temos em nosso  país”. 

Mobilização como estratégia de fortalecimento

O trabalho com dados integra a estratégia do ÓSocioBio de adequação e mobilização contínua para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a sociobioeconomia. A nova plataforma apresenta informações compiladas a partir da atuação da rede, cruzando fontes, identificando lacunas e propondo caminhos para decisões mais assertivas. A plataforma já está disponível para consulta e será atualizada periodicamente conforme novos levantamentos forem produzidos.

Acesse a nova plataforma do ÓSocioBio