Mobilização sobre políticas públicas é tema de roda de conversa, em Brasília

Secretaria executiva do ÓSocioBio participou de debate sobre incidência política com os extrativistas da castanha-da-Amazônia, em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).
Encontro foi uma rica troca de experiências. Foto: Thiago Araújo/IEB

Nesta segunda-feira, 9 de setembro, a secretária executiva do ÓSocioBio, Laura Souza, e Dominik Giusti, assessora de advocacy e comunicação, participaram do 2º Módulo do “Formar Castanha: Mobilizadores Regionais Castanheiros”, realizado em Brasília, em uma roda de conversa sobre incidência política e comunicação estratégica com foco no desenvolvimento das economias da sociobiodiversidade.

O evento, promovido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), contou com a presença de Dione Torquato, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); Matheus Souza, consultor de advocacy; Adriana Ramos do Instituto Socioambiental; além de lideranças do Coletivo da Castanha.

Foi uma rica troca de experiências sobre a defesa de políticas públicas que atendam às necessidades dos povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, e agricultores e agricultoras familiares. É fundamental envolver aqueles que promovem e defendem estas economias e biomas para garantir que suas vozes sejam ouvidas e que suas necessidades sejam refletidas nas políticas públicas.

Este diálogo fortalece a colaboração entre diferentes partes interessadas e também assegura que as políticas sejam mais eficazes e inclusivas, contribuindo para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável das comunidades que dependem dessas economias.

Registro de membros do ÓSocioBio durante a roda de conversa. Foto: Thiago Araújo/IEB